quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Videovigilância na estrada aumenta sinistralidade

O Conselho de Ministros aprovou um decreto que permite a instalação de sistemas de vídeovigilância rodoviária, tendo em vista o reforço da prevenção de acidentes e das garantias de segurança nas estradas portuguesas. Ora o que eu pergunto é se, como disse o grande treinador Jaime Pacheco, se isto não se pode tornar numa faca de dois legumes... Imaginemos as seguintes situações:

- Cinha Jardim vai a conduzir no IP5 e vê uma câmara, qual a primeira reacção? pentear-se, passar o baton, arranjar o cabelo, e fazer um olhar de mãe babada para a câmara, com tempo ainda para mandar um beijinho às ricas filhas. Entretanto, o carro já estava em contramão e bateu de frente contra um camião.

- O Major Valentim Loureiro vai ao volante do seu Mercedes topo de gama, ganho com o seu trabalho honesto à frente da Câmara de Guterre... perdão, Gondomar, em pleno IC1 e vê uma das câmaras de vigilância. Reacção? Começa a berrar de tal maneira quando olha para o aparelho vídeo que o condutor do carro em frente trava a fundo pensando que está a ouvir as sirenes em Bagdade. Resultado, muita chapa partida.

- Qualquer um dos actores que já passou pelos Morangos com Açúcar vai no comando do seu veículo utilitário, comprado a 120 prestações, e mal vê uma das câmaras na estrada posa como se fosse uma campanha publicitária e diz que é querido e fofo e que o mercado está mau, mas que aguarda propostas para novos projectos. Mas entretanto a estrada já acabou e enfia-se por uma ravina abaixo.

Não estou bem certo de que esta medida reduza a sinistralidade, muito pelo contrário, à velocidade que aparecem famosos que ninguém conhece e ao ritmo que os Morangos com Açúcar mudam de elenco...

8 comentários:

Marcaquinho do Chinês disse...

E o Santana Lopes? Como seria? eheheheheheheheh, tás a ficar mole Cláudio...

Cláudio disse...

Eu pensei prontamente em coloca-lo como personagem deste alerta público, mas depois cheguei à conclusão de que ele não precisa de câmaras para se despistar. Imaginemos:

- Santana Lopes via ao volante do seu Audi A8 (o que mandou comprar quando estava na Câmara de Lisboa) e leva o carro cheio de santanetes todas despidas a fazerem coisas reprováveis ao ex-quase-tudo-da-política-portuguesa. A única coisa que acontece quando passam por uma câmara de videovigilância é um preocupado grito de Santana: "Foda-se, já nos viram!"

mary disse...

ninguém pára a ventoinha..!sim sr..!assim já consigo ultrapassar as 4 horas no cenjor sem adormecer(brincadeirinha..!)

Cláudio disse...

lol

ao menos isso... que este blog tenha alguma utilidade. qualquer dia já temos o reconhecimento de blog de utilidade pública! lol

Anónimo disse...

Claro que sim! Isto é melhor do que qualquer anti-depressivo.
E já que falam na sinistralidade...
Noutro dia anunciaram nas notícias que desde que o novo código da estrada entrou em vigor o número de acidentes diminuiu. Podemos avançar com a seguinte hipótese:
A sinistralidade diminuiu, porque... tcharammmm... o pessoal está todo a poupar combustível. Sim, porque não há carteira que aguente estes preços... ou há... a do Pedrito, ou a do Major... vá-se lá saber porquê.
Ventoinha desculpa o testamento, mas estava cá com uma azia... tinha que por tudo cá para fora...
;)

Cláudio disse...

ehehe
Susana estás à vontade. A minha azia sobe é quando tenho de atestar o depósito do carro. Eu confirmo, ando mais devagar agora!

Leididi disse...

lollllllllllllllllllllllll
És o maior Cláuuudiuuuuu

Anónimo disse...

cabroes da merda