sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Notas de um dia no centro de emprego

- Como eu gostei de passar o dia inteiro no Centro de Emprego. Como é reconfortante encontrar por lá pessoas que se cruzaram comigo entre a primária e o secundário, todos professores e com uma característica em comum: todos desempregados! Tal como eu, com a diferença de eu não ser professor e de ser, garantidamente, o único jornalista naquele mar de "stores".

- Registei com espanto e, ao mesmo tempo, com um sorriso nos lábios as palavras da senhora que me atendeu. "Ai isto parece impossível, um jornalista no desemprego. Ainda no outro dia vi na Sic Notícias uma série de jornalistas brasileiras. Para quê? Não temos cá muitos jornalistas sem trabalho? Por que é que não lhe dão esse trabalho a si?" Olha que boa pergunta. Talvez a enderece a quem de direito, porque a mulher lá saberá o que diz.

- Como é bom ouvir: "Ai nessa área é impossível arranjar-lhe um emprego". E o mais preocupante... porque é que não fiquei surpreendido?

- Porque é que há sempre alguém a tentar furar a fila (desta vez não fui eu e é isso que me irrita) a dizer que tem o número 358 e afinal é o 458?

- Da próxima vez que tiver de ir ao centro de emprego, lembrem-me de levar uma criança ao colo, já que terei prioridade sobre TODA a gente e não preciso de tirar senha!

- É incontornável. Há sempre uma senhora mais exaltada que quer bater a toda a gente porque diz que lhe está tudo a passar à frente.

- Os concursos públicos a decorrer são todos para a Câmara de Leiria.

- As ofertas de emprego variam entre cantoneiro de limpeza, empregado de balcão e limpezas. Nada contra, mas onde estão aqueles 150 mil empregos prometidos?

- Ora estava eu a contar com uma hora de seca, mas estava longe de imaginar que ontem era o primeiro dia de inscrição dos professores. Acontece que lembraram-se todos, de facto, de ir no primeiro dia. Eu só pergunto qual a razão por que não era o dia de inscrição dos calceteiros, deviam ser bem menos e poupavam-me umas belas horas numa fila interminável!

3 comentários:

NG disse...

Segurança. Também há muitas ofertas nesta área no Centro de Emprego. É sempre bom estar oito horas por dia a olhar para o ar.

Margarida Batista disse...

ehheheheh
não desanimes, sempre vais para Barcelona conviver com outras realidades, pode ser que venhas inspirado: eu vim! Ou não: e nesse caso aceitas o conselho do amigo Guedes
bj

apipocamaisdoce disse...

Ir ao centro de emprego é sempre uma experiência memorável. A próxima vez que lá for levo a máquina fotográfica para captar momentos ao lado dos eficientíssimos funcionários ou mesmo dos outros desempregados, assim tipo equipa de futebol, todos alinhadinhos! Eu tinha cem pessoas à frente (e não, não é um daqueles típicos exageros, eram mesmo cem), mas a coisa até andou rápido e ao fim de duas horas estava de regresso a casa. Ainda deu para dormir uma soneca no carro e tudo. Gostei muito. Se pudesse ia ao centro de emprego todas as semanas.