sexta-feira, 10 de março de 2006

Provérbio Provado :: Provérbio Circense

Depois do boicote descarado levado a cabo na Feira de Santo António da Charneca, o Zé dos Frangos resolveu mandar às urtigas o Rei das Farturas e a Lena do Churro e decidiu mudar de profissão. Repescou à linha na memória umbilical o seu mais antigo sonho de criança e, pondo um sorriso de orelha a orelha que não mais lhe abandonou o maxilar, comprou umas meias de riscas largas roxas e pretas e dirigiu-se ao Chapitô. Aí chegado pediu para fazer um estágio de palhaço, já que não sabia ler em estrangeiro e as palavras workshop e atelier não lhe diziam nada. Ser palhaço, eis o seu sonho de criança, um pouco antes de querer ser deputado em São Bento, que até são sonhos que dormem de mão dadas... No Chapitô, o agora Zé Palhaço, sentia-se feliz; começou por ensinar na cozinha uma nova receita de frango enquanto aprendia malabarismo com laranjas, primeiro três, depois duas na mesma mão, até conseguir com quatro e até com cinco. Após as bolas, as massas de fogo e os bonecos feitos de balões, quis testar o equilíbrio em cima de umas andas e chegou mesmo a tentar uma perninha no trapézio. Foi então que outro palhaço o convidou para o primeiro espectáculo a sério, embora teimasse estranhamente em chamar-lhe acção de rua. O Zé pegou nas andas e num chapéu amarelo e juntou-se entusiasmado à centena de jovens que na Baixa erguiam cartazes e gritavam e cantavam e dançavam. Sentiu-se de novo criança, e pensava no bom que era não ter escolhido enveredar pela política, até ao momento em que descobriu, do cimo das suas andas, um palhaço de São Bento encabeçando o teatro. Uma lágrima correu-lhe pela face pintada quando um transeunte lá em baixo lhe espetou um dedo e a frase:


* Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és

P.S. – Post livre de preconceitos políticos, e quiçá subornando o porteiro para me deixar sentar no círculo esquerdo da assembleia a assistir ao espectáculo.


by Gui

4 comentários:

NG disse...

A Ventoinha avariou. Só funciona o botão "Gui".

Marcaquinho do Chinês disse...

Ehhhhhhh, não avariou nada! Estamos no Inverno e só a Gui é que é de coragem para escrever assim, com este frio. Mas descansem que se aproximam os dias de calor, e aí, o Ventoinha vai ressucitar!
Gui, mais uma vez, clap clap clap clap, tu... olha que tu... Temos mesmo de escrever uma historieta juntos pá!

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Cyber keno video http://www.dodgeviper0.info fruit slots slots camping in the grand Model non nude russian teen Botox nerve cool lingerie

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Tv monitors for car caribbean cruises Gaming pre-law school broadband North little rock nissan dealer Bextra fron mexico Cheap+phentermine+free+shipping property insurance Cialis herbal alternative review vitamins