sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

Crónica :: Provérbios Provados :: Provérbio provado em ebulição

Dona América calça os chinelos, ata o robe e fica ali no fogão, à espera que a água ferva para o chá. Pela janela espreita os pombos a fugir à frente do comboio. Espreita o quiosque e a rapariga que vende as revistas mastigando pastilhas, rebuçados e cigarros do lado de fora, à espera do príncipe encantado. Pela janela vê uma jovem no parque olhando o relógio impaciente, como este seu vigiar da água, e depois o namorado chegando e a discussão a romper. A Olinda espera ansiosa que lhe telefonem para aquela entrevista de trabalho e grita da sala: Ó Mãe, o raio da água nunca mais ferve?
À mesma hora, o António, que não gostava de chá, não esperava por nenhuma princesa e vivia acomodado no seu trabalho administrativo, recebeu do nada uma proposta para expor em Paris as suas telas, as suas horas de talento escondidas na garagem. No banco ao lado no avião rumo ao sonho, conheceu Louise que se tornava nesse dia o amor da sua vida.

- Água vigiada não ferve

P.S.- Post livre de preconceitos físico-térmicos, e quiçá apelando a um Nobel póstumo para os Srs. Celsius, Farenheit e Kelvin.


by Gui

8 comentários:

Rui Borges disse...

Ai esta Gui e as suas personagens reinventadas...
;)

Mia disse...

Muito muito bom post Gui!
Parabéns! :)

Leididi disse...

lolllllllllll
Muito bom gui, és a maior!Acho que escrever será uma boa hipótese para ti, quando acabares o teu periodo de reflexão ;)

Marcaquinho do Chinês disse...

quanto a mim, só me resta dizer uma coisa: MAIS!... e, tirando essa coisa: muito bom! muito bom!... ;)

Inútil disse...

Venham mais! Espectáculo de post!

Margarida Batista disse...

epá que maravilha! estou a corar , vão deixar-me em ebulição criativa, a borbulhar de entusiasmo hehehehe obg, muitos bjs

Anette disse...

Vinha aqui também mandar um piropo, mas já tenho a água a ferver e a deitar por fora...

Gui, já puseste o bule ao lume? Eh, eh.

Anónimo disse...

Ora a julgar pelo provérbio não devia comentar este post, uma vez que estás à espera que o faça... mas como 100ºCelcius (373,15ºKelvin; 212ºFahrenheit ou 671,7ºRankine) fervem a água, quer aqui quer na china... cá está ele a transbordar do púcaro: "O comentário!"
Ficou mto giro, mas tb já não havia precisão de repetir... Ih, ih, ih Beijos miGUIta