sexta-feira, 12 de maio de 2006

Provérbio Provado :: Provérbio Familiar

A minha sobrinha veio trazer à minha vida um arco-íris de alegrias. Podia falar-vos da beleza e da simpatia da Catarina, e da vontade de viver com que acorda a cada manhã, capaz de fazer corar de vergonha qualquer pessimista empedernido. Podia falar-vos do enorme amor que existe entre nós, o mais especial que já alguma vez senti. Quando ela corre na minha direcção com sorrisos de orelha a orelha, sei que me devota um amor incondicional, todo feito de adoração, que nem suspeita da minha imperfeição. Mas venho falar-vos dos esforços da minha sobrinha no uso da linguagem; a Catarina está a aprender a falar e, por preguiça ou falta de necessidade, exprime-se em poucas palavras, sendo o "não" a preferida, repetida incessantemente ao longo do dia, para praticamente todas as situações. Falar em palavras é só um modo de dizer, já que o discurso é mais uma profusão de ditongos e algumas consoantes, cujas definições não vêm em nenhum dicionário. Já constrói frases incompletas, algumas a terminar em tom interrogativo, que me dão trabalho a descodificar e a tentar responder com a maior simplicidade e a quase ausência de adjectivos. O uso dos verbos é pobre, resume-se às formas "é", "tem", "góta" e pouco mais, nunca lhe ouvi o verbo querer. Outro dia, observando-a, pensei em como é bom viver neste estado rudimentar da linguagem.

Tenho vontade de te explicar isto, Catarina, mas sei que não vais perceber. Vais aprender muitas mais palavras, sabes, uma nova todos os dias, e chegarás a perceber que existe mais do que uma palavra para a mesma coisa. E depois irás para a escola e saberás que as letras que estão nos livros têm significados, e aprenderás a juntá-las formando frases que poderás ler e desenhar. E perceberás que as palavras não são todas iguais porque são classificadas em grupos, mediante definem uma acção, uma coisa ou uma característica. Tanto trabalho, Catarina, para um dia teres um discurso completo e elaborado, recheado de sinónimos, definições e estados de alma. Para constatares, algures na idade adulta, que muitas vezes mais vale estares calada. Todo o esforço te fará um caminho inverso no regresso ao silêncio, quando compreenderes que o vento leva mesmo as palavras como se diz, que muitas não encontram eco a não ser dentro da tua cabeça, que os ouvidos dos outros estão sem paciência. E terás saudades deste tempo onde agora te vejo, Catarina, na perfeita dimensão da palavra saudade, que é a de se querer reaver algo de que nem temos lembrança. Goza este momento de simplicidade, era o que te diria se conseguisses perceber. A Mi vai ensinar-te mais palavras...

 
- O silêncio é de ouro, a palavra é de prata


by Gui

15 comentários:

último! disse...

É impressionante cada vez melhor e acho que não sou o único que o pensa.
Depois de ler os teus textos nada temos a dizer ou com medo de estragar ou porque simplesmente não há nada a acrescentar a não ser elogios, basta ler os comentários aos teus textos.
Continua, agora espero que aceites este meu conselho, guarda este texto para o mostrares a tua sobrinha daqui a uns bons anos, tenho o pressentimento que ela vai adorar.

Jocas

Inútil disse...

Muito bom! Esta secção está cada vez melhor.

NG disse...

Já diz "Gui"?

Anónimo disse...

um gan beiji à cataína.

Marcaquinho do Chinês disse...

eu partilho da opinião do sergonov: guarda este texto! quanto a ti, que escreves assim, entrego-te o silêncio para não estragar o elogio com palavras! ;)

Rui Borges disse...

Quando se escreve com o coração...
Muito bonito Gui.
Beijinhos à tua Catarina.
:)

Margarida Batista disse...

Tenho andado tão ocupada que nem agradeci todo o afecto que me dispensam, afinal os provérbios são para vós!...

sergonov: mto obg plo elogio e vou guardar o texto sim srª, acho q a Catarina um dia vai gostar de o ler
inútil: "secção" é mto bom, eheeh dá-lhe assim um ar responsável
guedes: ainda não, chama-me "Mi", de madrinha :-)
ana: ela tb te manda "jzis" e "bacins"
marco: retribuo o elogio silencioso, que o teu talento não vem descrito no dicionário (vénia)
lobo: foi mm escrito com o coração :-)

Henrique Silva disse...

Oi Ventoinha:
Depois deste calor total, só mesmo uma aragem fresca desta "Ventoinha Blog"
Um abraço.
P.S.:
Fui o nº 8558, mas tendo em conta os meus fracos conhecimentos informáticos, não consegui "postar" para o Mail; Ups!!!

Anónimo disse...

best regards, nice info
interracial xxx videos Facts about car radios and nonthing als Suze randall lesbian pornstar Jacksonville fl pornstars

Anónimo disse...

What a great site aluminum awning Effects zyrtec side surveillance equipment Video surveillance calgary Spring bridesmaid dresses http://www.ice-makers-2.info/future-motorola-phones.html Comment info levitra personal post remember Lexaprolexapro Portland oregon area homeowner insurance agents electronic surveillance abuse new york manhatten moving companies governer's scholarship New york chemung tattoo removal imitrex free shipping Image of diazepam Systemic allergic reaction to acyclovir digital video camcorder

Anónimo disse...

A fast and practical netbook that may be for the more.
5 hour battery life you aren't going to find anything that lasts longer on one charge and is still able to offer a full range of applications and net connectivity. Properly, it has every little thing to try and do with on the web storage.

Also visit my weblog :: samsung chromebook review

Anónimo disse...

Samsung galaxy s3 is the
latest version of Android, a whopping 4.
If you are looking for the more practical smartphone, then you'll like to read the following Samsung Galaxy Beam overview. The design of the phone with slightly round configuration makes it common to the looks of the Samsung Galaxy Nexus.

Anónimo disse...

It operates in conjunction with your i - Tunes account, or
you can have a number of other connections, based upon what you want to view.
The built-in web browser of Google TV separates it from media streaming devices like apple tv.
A smooth interface, lots of recommendations, and even the new Just for Kids section.

Anónimo disse...

Many people experience problems when they first buy and install their Roku digital video player.
Could it be that the big media companies want to keep the two seperate on purpose.
Thus, roku
has been the favorite name when it comes to streaming players.

Anónimo disse...

Its appearance is note-bookish and minimalistic having
no front button. The thinking is much cases are questionable to be settled within large bags time you length.
You can output the display to a bigger monitor with the help
of a mini- HDMI slot.

Visit my site; playbook review