quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

Crónica :: Não sei o que hei-de escrever mas algo me há-de ocorrer :: O crime estúpido não compensa

Eu até queria escrever sobre as minhas desventuras com os Village People à portuguesa, mas as aventuras que se vão passando semanalmente na minha vida impedem-me de o fazer. Talvez uma semana destas apanhe uma gripe, fique em casa sossegadinho e não me aconteça nada que eu não me sinta impelido a vos contar aqui.

Assim, voltando ao presente, vou-vos falar dum tema que é muito querido a esse grande apresentador norte-americano que é o Jay Leno (das poucas exportações humanas desse povo(?) que valem realmente a pena): o criminoso estúpido.

Ora, na grande Lisboa, à noite, já todos sabemos... quem deixa o carro parado, arrisca-se a que algum transeunte acredite que o veículo anda demasiado pesado, e que esse peso a mais faz mal às suspensões do mesmo. Assim, num gesto de puro altruismo, retira peso ao carro, subtraindo lastro do porta bagagens ou, quiçá, do porta-luvas ou banco de trás, se o lastro é lá deixado à laia de atrair esses benfeitores. com o bónus de ainda nos facilitarem a entrada para o veículo, deixando nós de precisar de chave para abrir a porta.

Foi um desses anjos que me aliviou lastro do carro este fim de semana, sob a forma de um capacete e de um blusão, na sexta feira passada...

Mas achando eu que o lastro não fazia assim tanto mal ao carro, resolvi pegar na mota, e ir até à Feira da Ladra, numa vã esperança de que o meu benfeitor estivesse a fazer exposição do meu material, quiçá numa obra de arte pós-contemporânea.

Ao chegar à dita Feira, mais internacional ainda do que a FIL, eis que, no segundo em que me apeio do motociclo, surge logo uma personagem, que rapidamente veio ter comigo, e num vocabulário erudito, me questiona:

"Bacano, queres comprar um carolo? €25!"
Olha que giro, pensei eu logo para com os botões da minha camisa, os de baixo, que os do colarinho estavam entretidos um com o outro e não queriam nada comigo. "Vamos lá ver isso então."
E lá estava, magnificamente exposto, e em lugar de destaque, o meu capacete, e cuidadosamente dobrado ao lado, o meu blusão.
"Posso ver?" Perguntei eu com um sorriso enternecedor. "Claro, pá!". Já estava a ver o negócio pronto.
"Posso experimentar?"
"Podes, pá, esse carolo é à maneira..."

E assim o fiz, experimentei a resistência do dito nos costados do meu benfeitor... algumas vezes. Isto enquanto delicadamente lhe explicava que tinha ideia de que não só a cara metade dele andava a praticar o adultério, razão pela qual a sua cabeça estaria um pouco mais pesada, mas que também a progenitora dele tinha uma profissão um bocado duvidosa.
Depois de expor o meu ponto de vista, e de verificar que o capacete valeu o dinheiro que dei por ele, já que realmente era bem resistente, afastei-me em direcção ao meu ciclomotor. Eis que, preparado para arrancar, o meu benfeitor, ainda incumbido de boas intenções, se levanta (devia ter tropeçado enquanto eu dialogava com ele, não tenho bem a certeza) e vem novamente ter comigo, para me elucidar de algo que, na sua ideia, teria um grande impacto em mim e que iria mudar completamente o cenário da situação:

"Pá, ó bacano, não fui eu que te gamei essas merdas do carro, pá... eu comprei isso há bocado a um gajo por €25, pra vender aqui!"
Pausa, e olhar curioso da minha parte.
"Comé, agora vou ficar a arder com a guita, é?..."
Pausa e olhar incrédulo da minha parte.

Resumindo...
O que é que se faz a um sujeito que depois de nos tentar vender aquilo que nos foi roubado há umas horitas, nos vem tentar, no mínimo fazer-nos sentir solidários com a sua desgraça, ou, no limite, que seja por nós indemnizado pelo prejuízo que teve?
Deixo ao vosso critério a resposta, e à vossa imaginação o que eu fiz a seguir...
Há gente muito estúpida neste mundo!!!


by Rui Ventoinha

5 comentários:

Leididi disse...

Meu deus, as coisas que te acontecem...

Anónimo disse...

O que é que fizeste depois?

Cláudio disse...

deste-lhe um cigarro???

@rmando disse...

Será que lhe deste uma PlayStation Portátil (PSP)?
Ou uma dose para a ressaca?? Pois esses gajos são sempre "agarrados" ao produto.
Seja o que seja que lhe deste a seguir o importante foi recuperares o teu capacete e o casaco, pois são duas coisas muito necessárias para as adoráveis voltinhas de moto.
Cumprimentos em "V".

Anónimo disse...

LOOool....é sempre a partir!Eu dava o meu colhao eskerdo pr ver essa cena!!