quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Volta às câmaras em tacho

Gustavo, um jovem desempregado, licenciado em Ciência Política saiu de casa segunda-feira e só voltou hoje. Ninguém sabia dele. Hoje, depois do almoço chegou finalmente a casa, onde já tinha, à porta do prédio, cartazes de desaparecido com a sua foto nas últimas férias em Vila Nova de Milfontes. Os vizinhos parecia que tinham visto uma assombração, o que até se justifica face à t-shirt encardida e as calças de ganga bastante rotas, mas, essas, comprou-as assim mesmo. Desempregado desde que acabou o curso, há dois anos, Gustavo decidiu sair de casa segunda-feira às 6 da manhã e dirigiu-se à Câmara Municipal mais próxima, a de Sesimbra. Ia inscrever-se para um tacho, normais depois de todas as eleições, mesmo que para o grupo recreativo da Azinheira de Baixo. Mas quando lá chegou já tinha uma fila enorme de pessoas à frente, que dava a volta ao largo da igreja. Faltavam 2.950 números para a sua senha...

Guardou a senha e decidiu ir tentar mais umas autarquias da margem sul. Passou por Setúbal, 8.200 pessoas à frente. Guardou a senha e seguiu viagem. Seixal, 2.100 pessoas à frente, inclusive João Miguel, seu colega de curso e também ele desempregado. Mais uma senha vermelha e mais uns quilómetros até Almada. Estranheza. Na Câmara de Almada, a presidente Maria Emília está lá há tanto tempo, que só abrem dois tachos para substituir dois funcionários falecidos. Mas as vagas são para dois primos afastados de dois vereadores. Gustavo voltou para trás, e parou no Barreiro. Aqui parece que os tachos vão ser muitos, com tamanha mudança e consta que todos os barreirenses são, nas próximas semanas, comunistas desde pequeninos. 70 mil pessoas à sua frente (o mesmo número de habitantes do concelho) e um certo ar de desespero, pela primeira vez no rosto de Gustavo. Já tinham passado dois dias. Tempo ainda para um salto à Moita, ao Montijo e a Alcochete. Nesta última mais um banho de multidão. E mais uma senha vermelha coleccionada. Ainda nem sequer tinha conseguido preencher um único impresso de tacho para nenhum câmara.

Estava na hora de voltar a fazer a volta desde o início para ver se já tinha chegado a sua senha e a oportunidade de finalmente dizer que era do partido desde pequenino e que votou no candidato. Ainda nada, as filas andavam a passo de caracol. Em Sesimbra tinha todos os habitantes do seu prédio e arredores à espera, e quase todos melhor posicionados que ele. Ainda tentou meter uma cunha para que eles facilitassem, mas nada. Foi mesmo, em alguns locais empurrado e agredido e, noutros, acusado em praça pública de ser gay, lésbica, corrupto e independente. Completamente farto, Gustavo passou pela Junta de Freguesia de Coina e foi o primeiro a ser atendido. Preencheu o impresso T, teve oportunidade de elogiar muito muito muito o candidato vencedor, do qual é apoiante desde sempre, e mandaram-no para casa. “Será contactado em breve”. Chegou finalmente a casa, três dias depois. Amanhã talvez faça outra ronda pelas câmaras.

22 comentários:

Anónimo disse...

No Barreio são comunistas desde pequeninos??!!! Isso são os que escapam porque reza a história que eles comem criancinhas ao pequeno-almoço!!!! Ao pequeno-almoço???!!! onde já se viu!!! é escandaloso!!!

Anónimo disse...

o gustavo podia ter passado pela Ideia Casa. smepre podia arranjar um trem, por uma módica quantia. temos de admitir que ir para o mundo da política pressupõe espirito lutador e de sacrifício. gustavo, estamos contigo! eheheheheheheh

Anónimo disse...

Vai mas é tirar a armação do cabelo ó Filipa que com essa juba ocupas toda a área do meu ecrã de 72 polegadas!!! ahahahahah

Anónimo disse...

pois fica sabendo que te enveneno a cataplana, meu rapazolas. tiro uma caçadeira do cabelo que te transformo numa Punheta de Bacalhau.... eheheheheheh

Anónimo disse...

Vê lá não me batas muito.... ;)

anDrEIA disse...

Sr Cláudio Delicado, você está a ficar um expert a contar a saga de cidadãos comuns... a vida tal como ela é!1º o Márito, ag o Gustavo e os tachos! Quem é o seguinte!?
Será k temos um futuro escritor de telenovelas!? lol ou será k estamos perante o nascimento das blognovelas pelo teclado de Cláudio Delicado!?

Cláudio disse...

quanta honra cara aml!! mas olha que essa da blogonovela até nem me parece mal. E confesso que estou em negociações com a NBP e a TVI para escrever a 19ª série dos Morangos com Açúcar....

Marcaquinho do Chinês disse...

eu sou o Pipo 19º! pode ser Cláudio Moita Flores??

anDrEIA disse...

Hummm... Jura!?!??! Veja la se me consegue um papelito... lol afinal n interessa saber representar, basta falar (ou não!?), sorrir ou chorar... enfim cenas básicas da vida...

Cláudio disse...

marco andas mto desactualizado. O pipo ja se foi. Agora é o dino!!! sinceramente... ehehehehe

aml... vamos analisar o teu currículo, mas não podes ter mm mm mm nenhuma experiência como actriz nem nada parecido ok?

anDrEIA disse...

Não tenho mm mm mm nenhuma experiência como actriz... nem nada parecido! o papel já é meu!? diz k simmmmm... ahhh mas uma condição: tenho de escolher o meu par, ok!?!? Cláudio, by the way, o novo Pipo chama-se Tiago!=P sinceramente... LOL

Cláudio disse...

LOL upssssss

mas o marco tava mais desactualizado do que eu!! e olha.. quanto ao papel... sabes dar beijinhos na boca? mas têm que ser muitos e em muitos gajos diferentes ok?

anDrEIA disse...

Eiaaa... so beijinhos na boca!??! lol

Cláudio disse...

para começar só! e tens de falar à jovem ok? e tens de aparentar ter 26 anos mas ainda andar na secundária!

anDrEIA disse...

Oki doki no problem! ta-se cool numa nice... vou ter de mudar a minha aparência, tá visto! Os meus 24 parecem 20... Oh Meu DEUS, o k devo fazer!?!?!?

Cláudio disse...

bom, estás um bocado nova para quem anda no secundário.... se calhar vamos ter de te meter numa turma do 9º ano. para ser mais real e coerente!

anDrEIA disse...

9º ano!?!?! mas olha k assim vais ter k manter a minha personagem até ao 12º :P tenho tanto direito como os outros k ficam la até irem p a fac! MAI NADA! =P

Cláudio disse...

isso a qualquer momento mandamos-te emigrar e nunca mais apareces!!! lol

anDrEIA disse...

Emigrar!!?! esse sair de cena tá muito batido... vc arranja melhor! Eu sei k tu consegues...

Anónimo disse...

então pá, tão a falar disso pra quê. eu posso não saber quanto é dois mais dois, mas amo a vida e amo o mar e todos os meus amigos, incluindo o Bambi.

Anónimo disse...

eu só vim aqui por que é ao pé do Bar do Fred... eheheheheheheheh

Leididi disse...

Muito bom claúdiuuu!Omenino escreve bem que se farta e cheio de piada!