sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

Crónica :: Provérbios Provados :: Provérbio Fábula

O Era uma vez desta história começa há muitos muitos anos, mas não assim há tantos que as galinhas ainda tivessem dentes. Estava Deus a dormir a sua sesta numa nuvem quando O vieram avisar que era o dia da Festa da floresta e convinha oferecer qualquer coisa aos animais para rifar na quermesse. Ora Deus, que era uma divindade preguiçosa, impaciente e nada perfeccionista (é sabido que criou o Mundo em apenas sete dias), resolveu largar um saco de nozes no primeiro local que lhe apareceu à frente na entrada da floresta. As nozes caíram como chuva no terreiro da Dona Chica, que se assustou mais do que com o berro que o gato deu, e foram esgaravatadas e debicadas alegremente pelas galinhas até se confundirem com o pó do chão. Quando os roedores das redondezas se aperceberam do acontecido, apressaram-se em espalhar a notícia que chegou num voo às orelhas da juba do Rei Leão. Num rugido o Rei reuniu o Conselho da floresta, pigarreou, e resumiu nesta sentença, digna de La Palisse, a moral da história:

- Dá Deus nozes a quem não tem dentes


P.S. – Post livre de preconceitos religiosos, e quiça convidando o Buda para protagonista duma sequela da fábula.


by Gui

10 comentários:

Rui Borges disse...

Gui, quase que me atreveria a dizer que os provérbios há muito venceram a condição de ideia e se assumiram como conhecimento de tantas as ocasiões em que comprovaram a sua assertividade...

Marcaquinho do Chinês disse...

belo provérbio! gui, muito bom, mais uma vez! ;)o provérbio dos românticos... eheheheh

Cláudio disse...

Muito bom Gui!! Eu confesso que estou fã dos teus provérbios!!!! Qualquer diz podemos compilar e fazer um livro com ilustrações :D só temos que arranjar quem os ilustre (pormenores! lol )

Inútil disse...

Muito bom...

Marcaquinho do Chinês disse...

ehehehehehehe, eu e o lobo comentámos este post muito antes de ele ser, ehehehehehehehehahahahahahah, esta blogosfera está muito à frente... ehehehe. agora, o verdadeiro comentário a este post: MUITO BOM!

Anónimo disse...

Já faz parte do ritual de sexta-feira passar por aqui.

Margarida Batista disse...

heheh que confusão... o cláudio anda transtornado desde q foi apanhado nos saldos do vasco da gama e anda para aqui a engolir provérbio... pois que o da semana passsada (Provérbio Antigo) desapareceu e os comentários respectivos apareceram incorporados nesta caixa. O provérbio desta caixa de comentários podia muito bem ser: "Yo no creo en brujas pero que las hay, las hay..." heheheheh

Cláudio disse...

lol.. é verdade! Estres mac´s decididamente não são meus amigos. Pois que o outro desapareceu e os comentários passaram paa este. é a confusão total. Mas já voltei a colocar o outro que desapareceu, que está lá, como antes, no dia 27 de Janeiro :)

Anónimo disse...

muito bom Gui.
atrevo-me a dizer q é o melhor até agora.

Leididi disse...

Gui, és a maior ;)