quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

Sócrates indigitado por Sampaio?!

Em primeiro lugar, gostaria de referir que, apesar de indigitado ser uma palavra como outra qualquer, tem muito que se lhe diga. Senão vejamos: “in” significa, nas terras de sua majestade, dentro. “Digitar”, por sua vez, significa pressionar, tocar, com o dedo. Aquele que digita é o digitador, o que faz do nosso Sampaio, activo, um mestre no que toca a tocar, ou seja, a digitar. Ora Sócrates, neste caso, é o passivo, porque digitado. Não é assim tão óbvio que indigitado signifique apontado. As minhas intenções são as melhores, uma vez que não fui eu quem disse, em primeiro lugar, que José Sócrates era homossexual. E, aliás, mesmo que seja, eu não tenho nada a ver com isso. Primeiro porque este post é sobre etimologia, um pequeno apontamento, muito light, e pretende apenas explicar o que se percebe por “in”-digitado e segundo porque o que Sampaio vai fazer a Sócrates – que em tudo se assemelha ao que se faz às galinhas para ver se têm ovo – é da inteira responsabilidade dos intervenientes. E mais, sem maldade nenhuma: Eles são rosa, que se entendam!

P.S. – Isto de ser Primeiro-ministro tem muito que se lhe diga, não admira que tantos queiram ir para o Governo. Afinal, a primeira coisa que acontece, quando sobem para o poleiro, é serem tocados por dentro.

Sem comentários: