sábado, 12 de março de 2005

quinta-feira, 10 de março de 2005

Candidato a todas as câmaras

Garcia Pereira anunciou que se vai candidatar a todas as câmaras municipais do país, Açores e Madeira incluídos. O advogado fez saber que o objectivo é «fazer currículo» e «aproveitar agora ao máximo porque depois é preciso esperar alguns anos para haver novas eleições». Garcia Pereira fez ainda saber que se vai candidatar a Presidente da República e que pondera, ainda sem certezas, apostar na internacionalização. «Não quero para já avançar países até porque estou indeciso entre 234».

Monárquico por um dia

Eu andei estas semanas todas a tentar convecer-me de que era mentira, mas acho que chegou o momento de assumir um fado que me custa a ouvir. É oficial. Nuno da Câmara Pereira (um dos membros daquela família que parece um rebanho) vai mesmo ser deputado à Assembleia da República. E parece que já prometeu cantarolar nos corredores (que por acaso fazem eco). No meio disto tudo há uma coisa que não percebo. Os monárquicos detestam-no porque ele não reconhece como rei D. Duarte Pio. Não seria bom que, assim durante um dia - sublinho o um - nos tornassemos uma monarquia e o rei mandasse Nuno da Câmara Pereira para os calabouços (depois de pagar uma entrada no Castelo de São Jorge). A seguir volta tudo ao normal, ok?

Os meios e os fins

Ontem, a caminho da Assembleia Municipal de Lisboa, onde se esperava que Carmona Rodrigues fizesse uma declaração sobre o regresso de Santana Lopes à câmara da capital, o ainda presidente Carmona sentiu-se mal. Foi para o hospital e consta que foi um problema no coração. Pudera, com a pressão de que tem sido alvo desde as eleições legislativas... Felizmente parece que está melhor e a repousar, em casa. É impressão minha, ou Santana Lopes está a perder um bocado o controlo dos meios para atingir os fins?

quarta-feira, 9 de março de 2005

Mudam-se os tempos…

Estaline sabia muito bem apagar gente do seu partido. Na boca do democrata cristão, todo o comunista é um comunista morto. Manuel Monteiro, esse grande…, afirmou que a atitude do CDS/PP foi de cariz estalinista. Pois eu, que sou fã do Manuel, gostaria de explicitar, ou melhor, de colocar num contexto actual a afirmação deste grande Sr. da democracia nacional. No tempo de Estaline não haviam PC’s, não havia Internet, não haviam telemóveis, a rádio dava a bola mal e porcamente. Logo, se bem penso, a forma de aniquilar ou, como já foi dito, de reescrever a história de um partido é muito distinta. Uma bela foto de Freitas do Amaral, mandada para a sede do partido que ele escolheu -porque nunca mais lhe tocava nada, cá em terras lusas –, é a forma que arranjam de fazer esquecer a sua participação no partido. Deixem-me rir. Ao menos que apagassem e que bloqueassem o homem no Messenger do partido. Vamos lá a ver a que panasquice é que isto chegou! No tempo do Estaline era à picareta que se resolviam os assuntos, até a Máfia – que bela escola – trataria deste assunto de outra forma. Eu aposto que se o Freitas do Amaral fosse muçulmano já estava a quinar. Eu queria voltar ao assunto sem demoras e contextualizá-lo com esta ideia: “As tecnologias da informação transformam os homens em maricas!”. Mas o Sr. Manuel Monteiro tem razão, isto é estalinismo! E eu apelo a medidas mais fortes: “ Sr. Freitas do Amaral, quando estiver num sítio onde estiver qualquer militante do CDS/PP, tenha a delicadeza de desligar o seu bluetooth. O Paulinho e os da seita cristã já o apagaram do Hi5!”. Mudam-se os tempos, abichanam-se as torturas…

P.S.- O que me chateia é que, se o Boy George tivesse feito parte do CDS/PP, ninguém lhe tirava de lá a foto.

Pergunta inocente

Fiz questão de deixar passar a meia-noite, para fazer uma pergunta inocente: Hoje, que já passou o Dia Internacional da Mulher, não vou ver mais as senhoras todas contentes com a flor que lhe ofereceram para assinalar a efemeride a não ser no próximo dia 8 de Março de 2006?

terça-feira, 8 de março de 2005

Vá para fora cá dentro

Ser mulher é ter a coisa para dentro em vez de ter para fora, mas esperar que a coisa para fora ande cada vez mais para dentro.

Aqui vou ser feliz

Santana Lopes começou a transportar os caixotes com os seus haveres da residência oficial de São Bento para a residência oficial de Monsanto. Não se trata de qualquer piada à má frequência da zona, mas sim ao regresso do ex e ao mesmo tempo futuro presidente da Câmara de Lisboa, que por sua vez é ex-primeiro ministro. Os amigos mais próximos terão mesmo, para salvaguardar qualquer imprevisto, aberto já uma conta bancária para angariar dinheiro suficiente para Santana alugar uma casa na Madragoa. Ainda assim, Santana Lopes, ontem à noite, quando levou a sua colecção de bases de copos para Monsanto, terá gritado a plenos pulmões: "Aqui vou ser felizzzzzzzzz"

Exposição temporária no Rato

O quadro com a fotografia de Diogo Freitas do Amaral já chegou ao Largo do Rato. Ao que a Ventoinha apurou, o espaço para esta "obra" estava já reservado desde o famoso artigo do fundador do CDS na revista Visão. A fotografia está agora a ser limpa e preparada para ser pendurada na sala de exposições temporárias do Rato. Ao que se sabe, o fotografia vai ficar patente na exposição temporária "Um rumo para Portugal" durante quatro anos, a não ser que volte a estalar e tenha que seguir para restauro. Recorde-se que, já em 2002, o quadro esteve para fazer parte da exposição "Somos todos Portugal", patente na R. de São Caetano. Porém, não se chegou a concretizar, até porque a exposição foi mais temporária do que o previsto...

Flatulência

Não resisto a deixar aqui o link para um outro blog. Aqui
http://todosospolacos.blogspot.com/2005/03/flatulncia-e-aerom.html
se fala como nunca tinha visto acerca da flatulência. Muito bom, mesmo quando se conhece e se partilha um mesmo espaço, todos os dias, com essa pessoa. Vale a pena.

Graça Viterbo e os cromos para troca…

“Mas esta sede está um espelunca!”. Foi com esta frase, que se ouviu por todo o Largo do Caldas, que Graça Viterbo saudou Paulo Portas no hall de entrada do edifício democrata cristão. Telmo Correia, que estava ali, emprestado pelo Zoo, começou com as suas macacadas habituais. Pediu uma bananinha à Graça, e pediu colo ao Portas. Narana Coissoró disse que ia mudar de nome. Manuel Monteiro, o inolvidável presidente da Nova Democracia, estava escondido atrás de uma linda roseira – amarela! – que Paulo Portas costuma podar, carinhosamente, todas as manhãs. Estaria Manuel a tramar alguma? Voltando ao que interessa! Graça Viterbo foi convidada para fazer a remodelação dentro do Partido Popular, da sede, perdão. É necessário que se esclareça aqui que, não foi nenhum militante, nem o núcleo duro do partido, quem decidiu tirar a fotografia de Freitas do Amaral da parede, foi, isso sim, Graça Viterbo. Inspirada pelos programas do People & Arts, num episódio que tratava do tema: “Como transformar a sede de um partido”. Luís Nobre Guedes também deu uma mãozita, foi ele que foi aos Correios, cuja cor principal é o vermelho – tarefa suja –, para se livrar de Freitas do Amaral. Na realidade, tudo isto é mentira. Nobre Guedes é que deu colo a Telmo Correia, Manuel Monteiro estava com uma fisga para ver se não lhe tocavam no retrato e Graça Viterbo estava ali, muito quieta, apenas para vir buscar o cromo repetido de Freitas do Amaral, para trocar por uma Naftalina Edition de Mário Soares. Paulo Portas, claro está, para além de estar empolgado com o desfile de moda que ia haver no Casão Militar, nem balbuciou, nem uma única palavra.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005

Relatório do proctologista…

Ao abrigo da lei, foi-me possível quebrar o sigilo quanto ao estado clínico do Dr. José Sócrates, recentemente indigitado pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. O paciente encontra-se em fase de recuperação, já foi analisado por mim, com luvas. A indigitação ocorreu de forma violenta e não durou mais de uma hora, como veio anunciado em todos os jornais. O recém indigitado, José Sócrates, apresenta lesões graves ao nível do esfíncter, que, apesar de ser um esfíncter socialista, habituado ao punho esquerdo, não está preparado par uma indigitação deste género. Ao nível do recto, o passivo apresenta várias patologias provocadas por microorganismos que estavam depositados, com toda a certeza, no dedo utilizado e, diga-se, desprotegido de Jorge Sampaio. A patologia rectal, que afecta neste momento o paciente, tem origem numa indigitação anterior, pelo que apurámos. Tudo indica que Jorge Sampaio não lava as mãos quando indigita, de modo que é possível, num futuro não muito distante, José Sócrates apresentar alguns comportamentos laranja. Sampaio indigita barbaramente e, sem margem para dúvidas, com muito pouco cuidado higiénico, de modo que esperamos uma recuperação lenta e dolorosa. Com este tipo de casos, isto é, indigitações feitas à guisa da violação, é-nos possível saber por que motivo a situação nacional não melhora. Aguardamos, com esperança redobrada, a recuperação de José Sócrates. Rezemos para que volte a ter o recto rosa!

Santana, Mendes e Menezes…

Santana é dos tais que… gosta pouco, gosta. Marques Mendes nem tem altura para andar na maioria das diversões da Feira Popular e Luís Filipe Menezes, esse, nem tem condições para mandar num partido, visto que, ter um cargo dessa envergadura, não é o mesmo que andar a brincar com fogo de artifício na Câmara Municipal de Gaia. Santana Lopes abandonou a presidência do partido porque esta derrota foi vergonhosa, no entanto revelou que Marques Mendes só está vivo, nos dias que correm, porque estava no bolso do seu “pai”, o – como lhe chama Santana – “Guru”, Francisco Sá Carneiro: “Marques Mendes é um porta-chaves laranja, estava no bolso do meu Mestre no dia do acidente/atentado”. Dirigindo-se a Filipe Menezes, Santana, lançou o seguinte aviso: “ Se, esse senhor, pensa que vem para aqui armado em bombinha chinesa, está muito, mas mesmo muito, enganadinho”. Os dois candidatos, obviamente descontentes, retorquiram as calúnias, afirmando em uníssono: “ É mais do que evidente que Santana está irritado, levou pontapés no berço, de maneira que a sua cabeça apresenta traumatismos visíveis, especialmente no que diz respeito ao tamanho. É triste ver um homem, de tão proeminente testa, perder umas eleições assim”.

P.S. – À excepção do episódio de Marques Mendes no bolso de Sá Carneiro, toda a notícia é mera ficção.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005

Eu, as Bombocas, e o amor…

Este texto é um texto não premeditado, mas provocado. Eu, que tenho de viver comigo umas quantas horas por dia; as bombocas, o motivo; o amor que nutro, inevitavelmente, pelas bombocas. Podia escrever um poema para celebrar as bombocas, podia correr nu – com as partes pudendas a abanar – pela linha do eléctrico nº 15 a bradar aos ventos o meu amor pelas bombocas. No entanto, fico-me pelo texto, não para que saibam que gosto de bombocas, mas talvez para anunciar a revolução que uma bomboca pode provocar na vida de um homem. O meu amor pelas bombocas é tão certo como o António Vitorino ser filho de uma matrioska. Como disse no início, este texto foi provocado. Acabei agora mesmo de devorar meia dúzia de bombocas, e não me arrependo. Quero que saibam disto: “Mais vale uma bomboca na mão, que telhados de vidro”. E se um dia, pode ser até de chuva, uma bomboca vos interpelar na rua, não digam que não. Toda a bomboca é uma boa bomboca. Não há bombocas más. “Hasta la bomboca, siempre!”, e como disse JFK, e muito bem: “Ask not what a bombock (tradução óbvia) can do for you: Ask what you can do for a bombock”.

Sócrates indigitado por Sampaio?!

Em primeiro lugar, gostaria de referir que, apesar de indigitado ser uma palavra como outra qualquer, tem muito que se lhe diga. Senão vejamos: “in” significa, nas terras de sua majestade, dentro. “Digitar”, por sua vez, significa pressionar, tocar, com o dedo. Aquele que digita é o digitador, o que faz do nosso Sampaio, activo, um mestre no que toca a tocar, ou seja, a digitar. Ora Sócrates, neste caso, é o passivo, porque digitado. Não é assim tão óbvio que indigitado signifique apontado. As minhas intenções são as melhores, uma vez que não fui eu quem disse, em primeiro lugar, que José Sócrates era homossexual. E, aliás, mesmo que seja, eu não tenho nada a ver com isso. Primeiro porque este post é sobre etimologia, um pequeno apontamento, muito light, e pretende apenas explicar o que se percebe por “in”-digitado e segundo porque o que Sampaio vai fazer a Sócrates – que em tudo se assemelha ao que se faz às galinhas para ver se têm ovo – é da inteira responsabilidade dos intervenientes. E mais, sem maldade nenhuma: Eles são rosa, que se entendam!

P.S. – Isto de ser Primeiro-ministro tem muito que se lhe diga, não admira que tantos queiram ir para o Governo. Afinal, a primeira coisa que acontece, quando sobem para o poleiro, é serem tocados por dentro.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

O melhor de... Manuel Monteiro

Quais Levanta-te e Ri, Manobras de Diversão, O Homem que Mordeu o Cão, quais carapuça!! Acabei de assistir a um dos momentos mais hilariantes em televisão, embora em versão comedy mais sit-down do que stand-up. O Manuel Monteiro, na Sic Notícias, comentando os resultados das legislativas, revelou que recebeu milhares de mails, cartas e telefonemas para ocupar o lugar deixado vago por Paulo Portas na liderança do CDS-PP. Como se os telespectadores já não estivessem agarrados à barriga de tanto rir, ainda fez questão de explicar que «não», não aceitava. Muito Bom!

a lúcia. ainda a lúcia.

Para aqueles que se perguntam porque é que aquilo entre o Francisco e a Lúcia nunca deu em nada. De facto, tinha tudo para dar, não fosse a casualidade de serem irmãos! Eu acho é que a história está muito mal contada. o que ráio é que andavam a fazer os três sozinhos enrolados nas oliveiras? Onde é que andava aquela mãe? e aquele pai, que pelos vistos não tinha mão naquilo?! Reparem na conveniência daquela história toda para safar três pares de nádegas do cinto do papá.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005

pit-stop

Bem errr... então cá estou! Queria desde já deixar claro que não faço a mais pequena ideia do que estou a fazer e que não estou, de certeza, à altura de fazer o que não faço a mais pequena ideia que estou a fazer. Humm... portanto errrrr.... pois é! Bom... espero que esta vontade e esta habilidade com o tratamento dos conteúdos se revele por todos os meus posts. Portanto o que eu queria dizer é... ola!

(fui bem? fui bem?)

Trocadilho de direita

Marques Mendes abriu ontem a porta a Santana Lopes para que este se demitisse da liderança do PSD. Santana, mais tarde, fechou-a. Explicação: "Portuguesas e portugueses", um cavalheiro de tamanha estirpe não admite que lhe abram a porta. Pelo contrário, o "Lopes" é que abre as Portas, para que os outros saiam.

E agora, Aiveca?

Quero aqui prestar a minha solidariedade com Mariana Aiveca. Não sabem quem é? Eu também não, a não ser que foi ontem eleita deputada do Bloco de Esquerda por Setúbal. Entretanto descobri que faz parte da CGTP e de um sindicato dos trabalhadores da função pública. E quando digo que quero prestar a minha solidariedade porque Mariana Aiveca não dormiu toda esta noite, não por estar eufórica mas por não fazer a mínima ideia do que vai fazer para a Assembleia da República. Há quem diga que ontem, ao saber que tinha sido eleita, colocou as mãos na cabeça durante várias horas. Quando aceitou ser número dois por Setúbal estava longe de imaginar que ia ser eleita. E agora, Aiveca?

Job for the girl

Depois do mau resultado eleitoral do PSD, Margarida percebeu que não iria ter nenhum tacho literário assegurado para os 4 anos. Não pela fraca votação no PSD, mas é mesmo porque não quer. Resumindo, vai escrever no Ventoinha a partir de hoje. Apesar de argumentar que «não sabe se os textos se enquadram» (e há algum enquadramento neste blog???), vou fingir que tenho a primeira página de um jornal para dizer algumas verdades, usando um estilo de alguém que muitos dos que aqui vêm conhece (vocês sabem de quem estou a falar!!!). Margarida: Uma das revelações da escrita na geração com menos de 30 anos. São textos úncios e inéditos. Autênticos documentos para ler, aqui no Ventoinha. Textos para ler e guardar!

Serviço público (2)

Pegando no título da Ana (aqui mesmo em baixo), quero lamentar que o outro grande exemplo de serviço público não tenha como única ligação directa o Ventoinha. É claro que contribuímos com os serviços mínimos, e por isso sinto-me também com o meu 0,12% de alegria e orgulho. Sinto-me responsável pela perninha do "Y" da marca das botas (Jimmy Doyle) com que os portugueses deram um pontapé no submarino Paulo Portas. Isto sim é verdadeiro serviço público!

Serviço Público

Resultados eleitorais 2005
*2 freguesias por apurar

PS 45,05%
PPD/PSD 28,69%
PCP-PEV 7,57%
CDS-PP 7,26%
B.E. 6,38%
PCTP/MRPP 0,84%
PND 0,70%
PH 0,30%
PNR 0,16%
POUS 0,10%
PDA 0,03%

Ah pois é!

domingo, 20 de fevereiro de 2005

20h - Jornal da Noite - Rodrigo Guedes de Carvalho

O próximo primeiro-ministro de Portugal é...... Santana Lopes.


(brincadeirinha)

Fotografia anti-Santana

A CNE recebeu várias queixas de eleitores que estão a votar na Junta de Freguesia de S. Mamede, em Lisboa. Em causa está uma fotografia de Pedro Santana Lopes dentro da secção de voto. Para os que estavam ainda indecisos ou tentados a votar no PSD, foi uma ajuda. Depressa perderam a vontade, ao olhar para a fotografia, neste caso anti-santana.

Apelo ao voto a 320 metros das urnas

Mário Soares foi votar. Até aqui tudo bem. Mas fez declarações aos jornalistas, falando da maioria absoluta, a menos de 500 metros das urnas. Tal prevaricação, segundo a Comissão Nacional de Eleições, pode resultar numa queixa contra o ex-Presidente da República, no Minitério Público. Mas a notícia vem agora. Pasme-se! Mário Soares pode ser condenado a, imagine-se, uma multa entre 50 cêntimos (sim, cêntimos) e 5 euros. Tivesse Santana tirado cinco minutos para pensar nisso, e tinha todos os seus "ministros" a apelar ao voto nos sociais-democratas, a 320 metros das urnas. A festa podia dar algum resultado e ficava barata... Imaginando que 17 ministros laranjas o faziam, é certo que não se sabe quantos votos arrecadariam, mas por 85 euros (à multa mais elevada) não custava nada tentar...

sábado, 19 de fevereiro de 2005

O novo emplastro

Quis apenas confirmar que acontecia o mesmo em todos os distritos antes de o escrever. No meu, aparece um cartaz do CDS-PP com o Nuno Magalhães (cabeça de lista do partido por Setúbal) em primeiro plano e Paulo Portas atrás (!!) do seu benjamim, qual emplastro da bola. Em Lisboa, Telmo Correia à frente e Portas atrás (!!). Em Faro, Narana Coissoró e Portas. Assim acontece em todos os distritos, excepto em Aveiro, onde suponho que Portas apareça à frente e atrás, sendo emplastro dele próprio.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005

Os dois lados da moeda

Hoje não há execpções nas primeiras capas dos jornais diários. Uma pasmaceira. Cinco capas, dois temas. Primeiro: A maioria absoluta para o Partido Socialista em cinco das seis sondagens divulgadas. Segundo: o polícia baleado na Cova da Moura. No fundo, dois patamares, ou seu quiserem, os dois lados da moeda: os que estão do lado de lá e os que estão do lado de cá. Os que estão do lado de lá têm direito a palavras como "vitória", os que estão do lado de cá merecem as de "sofrimento", "lágrimas". Uma coisa é certa, em cima do alto muro que divide o lá e o cá é que ninguém pode ficar.

O choque eléctrico

Eu antecipo já o meu dia de reflexão para as legislativas.

Depois do «choque de gestão» do PSD, do «choque tecnológico» do PS e do «choque de valores» do PP, gostaria de propor um «choque eléctrico» para os líderes dos principais partidos políticos portugueses. Não há paciência para tanta inconsequência.

Um teve o brinquedo na mão e conseguiu estragá-lo, aos poucos; outro perdeu a credibilidade e por isso defende que o mundo está todo contra ele. A única pessoa que não o afronta será apenas ele próprio; o mais cristão apregoa-se útil e fomenta o sonho, pelo menos até dia 20, de formar um Governo, mesmo com as previsões que não o deixam chegar aos dois dígitos nas intenções de voto; o mais operário de todos não consegue projectar a sua voz com firmeza e o discurso podia ter sido proferido hoje como há cinco ou mesmo há 30 anos atrás..... ; para terminar há ainda o líder que sabe tudo e que parte para cima de tudo e de todos. Vai colhendo cada vez mais simpatia, o que é provado pelas sondagens. Pode ser a surpresa, mas devia ser lembrado do que defende no papel: a tolerância...

Assim vai a luta política mediática, com um teatro onde as ideias nem precisam de entrar em palco. No meio de tudo isto, há um líder esquecido que está à espreita e vai esfregando as mãos de contente. A abstenção não se importa com sondagens, não diz disparates, não leva facadas nas costas nem pontapés na incubadora, não precisa de se afirmar como a melhor opção e o direito que tem em se expressar é apenas no dia do escrutínio. Aí toda a gente dirá que os portugueses não se interessam pela política... pudera! Quando o debate é doentio e consegue-se falar horas a fio sem apresentar uma ideia e sem dizer algo que realmente importe aos eleitores, é perfeitamente aceitável que assim seja.

Avance-se então com o «choque eléctrico» para que os líderes saiam de dentro das televisões e percebam que quem vota já não tem paciência para tanta mediocridade partidária, da esquerda à direita.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

Outra vez o sol com a amiga de sempre

Hoje a minha amiga Margarida Baptista faz 29 anos. E, só por isso, este é um dia especial. As coisas que tenho hoje para lhe desejar, perdoem-me, mas ficarão mesmo só entre nós as duas. Para o grande público, apenas posso dizer que é com muito orgulho que faço parte dos seus episódios de vida há mais de dez anos. Parabéns a todos os outros que, como ela, fazem anos neste dia. Comemorem o sol, o astro que, pelo que ela me confidenciou hoje, tem milagrosamente presenteado o dia 17 de Fevereiro há uns bons anos para cá. Que continue a iluminar. Sempre.